Exames

Ressonância
Magnética Cardíaca

A Ressonância Magnética do Coração é um exame não invasivo de alta complexidade, que permite o diagnóstico preciso das doenças que acometem o músculo do coração (miocardiopatias).

Habitualmente é solicitado pelo médico cardiologista, quando os demais exames não invasivos não permitiram uma definição precisa do quadro cardiológico do paciente. Além disso, é uma excelente escolha na pesquisa de isquemia miocárdica (falta de fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, secundário a obstruções de artérias coronárias).

Duração

Aproximadamente 30 minutos

Laudo

Pronto em até 48 horas depois da realização do exame

O que trazer no dia do Exame

RG, CPF, Carteira do plano (se for o caso), Pedido médico e/ou guia liberada (quando for o caso), Exames anteriores (se houver)

Preparação

As restrições aplicadas ao exame seguem as mesmas orientações dos exames de ressonância magnética não-cardíaca. É necessária a administração de contraste específico da Ressonância (gadolíneo).


Os exames de Ressonância Magnética do Coração sob estresse farmacológico, para pesquisa de isquemia miocárdica, exigem um preparo com dieta de restrição de xantinas nas 24h que antecedem o exame. Esta dieta consiste de abstenção do consumo de alimentos ou medicações que contenham cafeína em sua formulação (café, chás, chocolate, refrigerantes, etc).

Restrições

Portadores de marca-passo ou prótese de metal cardíaca devem ter a situação avaliada antes da indicação do exame.


Pacientes submetidos à cirurgia de aneurisma cerebral precisam de autorização por escrito do médico cirurgião para realização da ressonância.


A prótese coclear, instalada no ouvido, contraindica o exame.


Pessoas com projétil de arma de foto instalado no corpo devem consultar o médico responsável para que seja avaliada a possibilidade de realização do exame.


A realização deste exame é contraindicada para gestantes de até três meses.


Fragmentos ou fagulhas de metal no rosto inviabilizam realização da ressonância magnética.

Atenção!

Chegue pelo menos 15 minutos antes, pois é necessário fazer seu cadastro de atendimento na recepção antes do exame.


Quando necessário contraste, o utilizado nesta técnica é o do tipo gadolínio, que geralmente não causa reação alérgica, aplicado via endovenosa. Contudo, se o paciente for sabidamente alérgico, deve avisar no momento do registro na recepção e pedir orientação do médico responsável.

Av. Desembargador Hugo Simas, 366 
Bom Retiro, Curitiba - Paraná - CEP 80520-250

Diretor Técnico Médico: Dr. Marcelo Fernandes Carreira - CRM 21682

Agende seu Exame:
41 3076 1007 | 3076 1008


Horário de Atendimento

Segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 20 horas.
Sábados, das 8 às 12 horas.

Horário de Retirada de Exames
Segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Sábados, das 8 às 12 horas.