11 de Outubro: Dia Mundial da Obesidade

 11/10/2020


Como prevenir a obesidade

Em publicação recente do Ministério da Saúde, o índice de excesso de peso passou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. De acordo com a OMS a obesidade é uma síndrome multifatorial, que está relacionada a fatores ambientais, genéticos, de metabolismo, emocionais, aspectos psicológicos, dentre outros. Ainda segundo a OMS, trata-se de uma epidemia, e afeta não só a longevidade como a qualidade de vida de quem dela padece. Além de ser considerada uma doença, a obesidade comporta um risco acrescido de desenvolvimento de outras patologias como a diabetes tipo 2, hipertensão arterial, várias neoplasias, síndrome de apneia obstrutiva do sono, dentre outras. 

O assunto é muito sério, e na maior parte dos casos o fator emocional está fortemente associado. Sendo assim, além de buscar o apoio psicológico para obter melhor qualidade de vida e hábitos mais saudáveis, deve-se procurar seguir um conjunto básico de 5 regras:

  1. Siga uma dieta equilibrada e variada. Corte alimentos processados, com açúcar e gorduras saturadas.
  2. Conheça os alimentos que ingere. Procure conhecer o valor nutricional dos alimentos e faça as melhores escolhas.
  3. Não fique mais de três horas sem comer. Fazer uma refeição a cada 3 horas, além ajudar a manter saciado, também ajuda a estabilizar o açúcar no sangue.
  4. Pratique exercício físico. Este conselho não é novidade! Mas o que interessa aqui é que se faça com regularidade.
  5. Diga não às dietas “relâmpago”: aconselhe-se com um especialista. O importante é focar-se em um objetivo a longo prazo.



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