Dia Mundial do Câncer - 2021

 04/02/2021

O Dia Mundial do Câncer é lembrado todo ano em 4 de fevereiro. A data — coordenada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) — é uma campanha de utilidade pública que busca o aumento da conscientização e da educação sobre o câncer. De 2019 a 2021 a campanha segue o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou).

Por ser o encerramento dessa temática, a campanha de 2021 traz o slogan Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantes, um lembrete de que nossas ações individuais, quando somadas, têm o poder de alcançar um futuro mais saudável e promissor.

A Importância dos exames de imagem para um diagnóstico preciso

Os métodos utilizados durante os exames de imagem estão em constante renovação, atualizando-se de novas tecnologias que surgem diariamente ao redor do mundo, sempre com o objetivo de ajudar a saúde e bem-estar das pessoas. Ele pode ser feito de diversas formas, como pulsão, biópsia e exames de imagem. Com os exames é possível avaliar a região onde está a doença bem como a sua extensão, auxiliando na decisão de qual será a melhor forma para conduzir o tratamento.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por essa razão, é necessário reconhecer a importância do setor de imagem para exames complementares, detecção e prevenção de doenças como o Câncer.

Antes de iniciar o tratamento, precisamos saber qual caminho seguir e saber exatamente os órgãos prejudicados.

Durante o período em que o paciente está fazendo radioterapia os exames de imagem não são realizados, somente depois que ele paciente encerra o tratamento é solicitado. Já na fase em que está fazendo a quimioterapia os exames são indicados durante o processo, para poder melhor avaliar a resposta ao tratamento com os medicamentos quimioterápicos.

O INDIC – Instituto de Diagnóstico por Imagem de Curitiba possui equipamentos novos, modernos e capazes de oferecer excelente qualidade e velocidade, permitindo muito mais conforto e segurança aos pacientes, possibilitando a entrega do resultado em até 48 horas.

Agende seu exame: 41 3076 1007 | 41 3076-1008

Agendamento de exames em até 48 horas após liberação do seu convênio.

Entrega de resultados em 48 horas após a realização.

Atendemos os principais convênios médicos e particulares.

O diagnóstico do câncer de mama deve estar ancorado em um tripé: exame clínico, exame de imagem e análise histopatológica.

É fundamental uma boa anamnese, exame físico e o complemento com exames de imagem para avaliar a necessidade de se biopsiar uma lesão.

Atualmente, os métodos de escolha para se diagnosticar o câncer de mama são as biópsias percutâneas realizadas por agulha grossa (core biópsia e biópsia a vácuo - mamotomia). Trata-se de métodos minimamente invasivos, de boa acurácia e que permitem a avaliação histopatológica e imuno-histoquímica do tumor, possibilitando a programação do tratamento.

Podem ser realizadas tanto em lesões palpáveis quanto impalpáveis. Nestas últimas, um exame de imagem (ultrassonografia, mamografia ou ressonância) deve servir como guia para o procedimento.

A biópsia cirúrgica é indicada quando não é possível, por questões técnicas, a realização da biópsia por agulha. Já a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) tem sua principal indicação na propedêutica do câncer de mama no que tange à avaliação do linfonodo axilar. Ela permite uma avaliação citológica do linfonodo, sendo importante para a proposta inicial do tratamento

Fonte: Ministério da Saúde – INCA



TAGS