Clínica de Imagem: saiba como escolher a melhor para realizar o seu exame

 25/02/2021

Antes de agendar um exame de imagem, vale considerar alguns fatores na escolha da clínica de imagem em questão. Avaliar a qualificação dos médicos e profissionais, a infraestrutura do local, o prazo de entrega dos exames e a reputação da clínica será fundamental para obter o diagnóstico mais preciso e uma boa experiência na realização dos seus exames.

Aqui você vai saber exatamente o que deve checar durante essa pesquisa para escolher a mais qualificada para realizar o seu exame!

6 fatores que você deve avaliar antes de escolher uma clínica de imagem:

1 – Corpo clínico qualificado

Um diagnóstico correto é fundamental para o tratamento precoce de qualquer doença. Por isso, o primeiro fator a ser avaliado em uma clínica de imagem é a qualificação técnica e profissional do corpo clínico, incluindo médicos, técnicos em radiologia e demais colaboradores.

É muito importante que os exames de imagem sejam realizados com o máximo de aproveitamento dos aparelhos e equipamentos à disposição.

Em pacientes que irão realizar a mamografia digital, por exemplo, além da tecnologia, segurança e adequação do mamógrafo, é importante que o profissional responsável saiba manuseá-lo corretamente e instruir os pacientes sobre a melhor maneira de posicionar adequadamente as mamas.

2 – Médicos altamente habilitados para o correto diagnóstico

É importante também que o médico da clínica de imagem tenha a qualificação necessária para interpretar um laudo, uma vez que um diagnóstico equivocado pode adiar ou prejudicar o tratamento do paciente.

Aqui no INDIC, nós investimos constantemente na qualificação de nossos profissionais, garantindo a confiabilidade e segurança na realização dos exames.

3 – Indicadores de qualidade

Outro fator importante na hora de escolher uma clínica de imagem é verificar se ela possui indicadores que atestem a sua qualidade. Eles ajudam a confirmar se a clínica segue padrões de qualidade no atendimento, realização de exames e prestação de serviços de saúde.

4 – Infraestrutura e segurança dos equipamentos

Uma clínica de imagem também deve atender a altos padrões de segurança, organização e limpeza. Os equipamentos precisam estar em perfeito estado de conservação e funcionamento, e a realização dos exames devem seguir regras rígidas de atendimento, operação e manuseamento.

Os contrastes utilizados em exames de imagem — que podem ser decisivos na confirmação de diagnósticos de doenças como o câncer —, devem ser cuidadosamente administrados e armazenados, sendo que os profissionais responsáveis pela sua administração devem conhecer bem os seus métodos de conservação e possíveis reações adversas.

5 – Prazo de entrega dos exames e atendimento facilitado

A agilidade no atendimento e entrega dos resultados dos exames são outros fatores essenciais na hora de avaliar a clínica de imagem. É importante que ela facilite a marcação dos exames pelos pacientes, que garanta que o procedimento seja feito dentro do tempo adequado, e a entrega dos resultados seja dada o mais breve possível.

6 – Reputação da clínica de imagem

Busque a opinião de amigos e familiares que já realizaram algum exame na clínica de imagem, e considere pesquisar na internet como foi a experiência de outros pacientes que também foram atendidos por ela.

Uma clínica que possui muitos comentários positivos, certamente irá te proporcionar mais segurança e confiança para a realização dos seus exames.

Principais exames que uma clínica de imagem oferece

Existem diversos tipos de exames de imagem, desde os mais simples até os mais complexos.

Os principais procedimentos que clínicas de imagem costumam realizar são:

  • Artroressonância;
  • Ressonância Magnética;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Angiotomografia Coronariana;
  • Ultrassonografia;
  • Raio X
  • Mamografia;
  • Punções e Biópsias.

Todos esses exames estão disponíveis no INDIC. Consulte a relação completa de procedimentos de imagem que realizamos.

Para escolher a melhor clínica para realizar o seu exame, é importante também avaliar se o local é especializado em algum desses procedimentos.

Como ter confiança em um diagnóstico médico por imagem?

Além de saber o que analisar para sentir segurança em uma clínica de imagem, também é preciso ter confiança nos resultados de um diagnóstico médico por imagem. Nesse ponto, é essencial que a qualidade das imagens do procedimento seja alta.

Imagens muito claras ou muito escuras, pouco nítidas ou com contraste não balanceado podem interferir na interpretação do laudo.

Caso isso aconteça em algum procedimento, é comum que as clínicas solicitem que o paciente realize o exame novamente para um resultado mais conclusivo.

Além disso, é importante ter consciência de algumas questões para obter segurança em um diagnóstico médico por imagem:

  • Achados ocasionais ou achados de exame não são dados necessariamente preocupantes. Muitas vezes, os resultados podem acabar apresentando também outras alterações clínicas além da indicação do exame, mas que não são preocupantes ou são benignas. O médico deve esclarecer qualquer achado.

  • Falsos-positivos e falsos-negativos: a maioria dos exames de imagem, por mais que possuam alto índice de precisão, também possuem suas limitações e podem não detectar adequadamente alguma alteração clínica. Nesse sentido, é importante que o médico saiba interpretar corretamente os resultados e identificar casos de falsos-positivos ou falsos-negativos.

  • Os resultados do exame devem ser relacionados com o histórico do paciente: isso aumenta as chances de um diagnóstico mais preciso e uma indicação de tratamento mais adequada de acordo com o contexto do paciente.

É importante ressaltar que qualquer dúvida sobre um diagnóstico médico por imagem deve ser esclarecida com seu médico.

A disponibilidade do especialista para esclarecer as suas questões também é um ponto importante para que tenha mais confiança nos resultados.