Como saber se estou com problema de tireoide?

 10/03/2021


Por estar ligada a diversas funções importantes do organismo, problemas e alterações na tireoide costumam gerar sintomas perceptíveis. Mas é preciso saber identificá-los corretamente para que não passem despercebidos e o problema não se agrave.

Os problemas na tireoide podem afetar qualquer pessoa – homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Podem estar presentes desde o nascimento (geralmente hipotireoidismo) e também podem se desenvolver com a idade (geralmente após a menopausa nas mulheres).

  1. Desconforto ou dor na garganta e no pescoço
    A tireoide fica localizada no pescoço e, por isso, essa é a principal região que você deve se atentar. Em geral, a sensação de desconforto ou dor na garganta e no pescoço não é normal e pode ser um indício de que a tireoide está alterada.

  2. Presença de caroços ou nódulos na garganta e pescoço
    O tamanho da tireoide também é um dos principais sintomas de que a glândula não está funcionando como deveria.

    Por isso, se passar a mão na região da garganta/pescoço onde está localizada a tireoide e perceber um alto relevo, em uma consistência mais rígida, semelhante a um caroço ou nódulo, é preciso verificar se é um sintoma benigno ou maligno.

  3. Dificuldade para se concentrar, memorizar e lembrar
    A tireoide também ajuda a regular o funcionamento do cérebro. Por isso, alterações na glândula costumam causar sintomas perceptíveis no dia a dia, como dificuldade de concentração e memorização, além de esquecimentos constantes.

  4. Queda de cabelo
    A queda de cabelo é um sintoma comum e pode estar ligada a diversos fatores, além da tireoide. Porém, quando esse sintoma é frequente e se prolonga por muito tempo, pode ser um indicativo de problema no funcionamento da glândula.

  5. Pele seca e coceira
    Este também é um sintoma frequente em muitas pessoas e que pode não estar ligado especificamente a alterações na tireoide. Porém, quando a pele seca ou a coceira surgem em épocas atípicas (como em situações onde o tempo não está frio ou o clima não está seco), pode ser um sintoma de tireoide.

  6. Aumento ou perda de peso sem razão aparente
    Caso você não esteja praticando alguma ação para aumentar ou diminuir o seu peso nas últimas semanas (como atividades físicas ou dietas) e, mesmo assim, perceber alterações na balança ou no seu físico, esse é um indício de problemas no funcionamento da tireoide.

    Afinal, a glândula também está relacionada com o metabolismo e mudanças inesperadas no acúmulo de gordura no corpo podem indicar alterações na tireoide.

  7. Sonolência e cansaço constante
    Quando a tireoide não está funcionando bem e o metabolismo desacelera, é comum sentir sonolência durante o dia todo e cansaço excessivo, como se necessitasse sempre de mais horas de sono por noite para se sentir descansado e disposto na rotina.

  8. Dores musculares, pontadas e formigamento no corpo
    A produção inadequada de hormônios pela tireoide pode prejudicar o funcionamento dos nervos espalhados pelo organismo. Com isso, alguns sintomas incômodos podem surgir, como dores musculares ou formigamentos sem explicação, além da sensação de pontadas pelo corpo.

  9. Alterações emocionais e de humor
    Aspectos emocionais e mentais também estão diretamente ligados ao funcionamento da tireoide, pois ela auxilia no controle dos níveis de serotonina do organismo, conhecido como o hormônio do bem-estar.

    Por isso, sintomas como irritabilidade, ansiedade, agitação, tristeza constante e até mesmo quadros de depressão podem ter relação com alterações na tireoide.

  10. Problemas de digestão e prisão de ventre
    Em muitos casos, o mau funcionamento do intestino também pode ter relação com a tireoide, especialmente se o problema continuar mesmo após esforços para melhorar o quadro (como adaptação da alimentação ou prática de exercícios físicos).

    Por isso, se você está apresentando problemas de digestão ou prisão de ventre nesse contexto, que não costumava ter, isso também pode ser um sinal de alterações na tireoide.

  11. Palpitações e pressão alta
    A tireoide também ajuda a regular as funções cardiovasculares do organismo. Por isso, alterações nas palpitações (como coração batendo mais devagar) ou aumento da pressão e dos níveis de colesterol no organismo podem ser preocupantes, especialmente se persistirem por mais tempo que o normal.

  12. Perda de desejo sexual e falta de libido
    O funcionamento inadequado da tireoide impacta diretamente nos níveis de um hormônio importante para a manutenção da libido: a prolactina.

    Com isso, pessoas com alterações na glândula também podem começar a apresentar falta de desejo sexual.

-------------------------------------------------------------

O INDIC – Instituto de Diagnóstico por Imagem de Curitiba possui equipamentos novos, modernos e capazes de oferecer excelente qualidade e velocidade, permitindo muito mais conforto e segurança aos pacientes, possibilitando a entrega do resultado em até 48 horas.

Agende seu exame: 41 3076 1007 ou 41 3076-1008

Agendamento de exames em até 48 horas após liberação do seu convênio.



TAGS