Alertas para problemas nos ossos

 24/07/2021


Pessoas com muitas dores nos ossos geralmente são encaminhadas para exames de imagem. Independentemente do tipo de exame solicitado, eles são fundamentais para auxiliar no diagnóstico preciso e até mesmo no acompanhamento de um tratamento.

Dor ao caminhar, dificuldade para realizar alguns movimentos e até unhas que se quebram à toa são parte da rotina de muitas pessoas há bastante tempo, sem que elas saibam o motivo. Entre as várias possibilidades, uma das mais prováveis é que esses sejam sinais de alerta para problemas nos ossos.

Como em qualquer problema de saúde, doenças que afetam os ossos e as articulações também podem se agravar, caso não seja feito um diagnóstico precoce e um início rápido do tratamento. Nesse sentido, cuidar da prevenção e buscar auxílio médico rápido é fundamental.

Sinais de alerta para problemas nos ossos

  1. Dor
    O sinal mais claro de que há algo errado com seus ossos é a presença de dores constantes, às vezes mesmo em repouso.

    Geralmente, quando a dor é mais leve, é comum que seja ignorada ou que a pessoa se acostume com ela, o que não deve ser feito. A dor é uma forma de nosso corpo sinalizar que algo não vai bem.

    Caso seja seu caso, procure ajuda médica o quanto antes.

  2. Inchaço
    Inchaços pontuais, especialmente nas articulações das mãos, pés e joelhos, também são alertas para algum problema ósseo.

    Assim como a dor, a presença de inchaços pode ter diversas causas, desde uma lesão durante a prática de esportes até doenças como artrite e artrose, podendo até mesmo se tratar de algum tumor ósseo.

    Caso não melhore mesmo com repouso e venha acompanhado de calor e vermelhidão no local, não ignore esses sinais e procure uma avaliação médica.

  3. Fraturas
    Episódios de fraturas, sejam por uma queda, acidente ou praticando esportes, é algo relativamente comum. No entanto, fraturas frequentes e por motivos banais são motivos para ligar o sinal de alerta.

    Ossos que se quebram repetidamente são ossos que estão fragilizados, e isso pode significar doenças sérias, como osteoporose e tumores ósseos. Além disso, qualquer fratura necessita de cuidados especiais, mesmo as que não são aparentes.

    Procure auxílio médico imediato, caso perceba sintomas como:
    - Dor intensa;
    - Inchaço ou deformidade;
    - Incapacidade de movimento total ou parcial;
    - Estalos no osso.

  4. Dormência
    Uma leve sensação de dormência ou formigamento nas articulações de mãos, pernas e pés pode ser apenas resultado de uma postura inadequada e costuma passar espontaneamente.

    No entanto, quando o problema se mantém ao longo dos dias, pode significar algo mais sério.  Algumas doenças, como a artrite reumatoide, causam esse tipo de desconforto e precisam de uma avaliação médica.

    Há, ainda, casos mais graves, como os de tumor em ossos da coluna, que provocam dormência e formigamento nas articulações devido à pressão que exercem sobre os nervos.

  5. Unhas fracas
    Unhas que se quebram facilmente são um alerta para a fragilidade dos ossos. Isso porque essa condição indica baixos níveis de cálcio e colágeno, tanto nas unhas quanto na estrutura óssea.

    O cálcio é essencial para termos ossos saudáveis, e a carência desse nutriente pode levar a doenças como a osteopenia (diminuição da massa óssea) e a osteoporose (processo avançado de perda óssea).

    Procure um médico se perceber mais sinais de falta de cálcio, como:
    - Espasmos;
    - Câimbras;
    - Formigamento;
    - Problemas frequentes nos dentes.
     

Quando um exame de imagem é necessário?

Quando há a suspeita de uma condição séria como causa da dor, como tumores, fraturas e outras doenças, exames de imagem são utilizados no auxílio da identificação da causa. Os exames também podem ser solicitados quando uma crise inicial de dor não obteve melhorias num período de 4 semanas após seu início.

Exames necessários

Com os exames de imagem, é possível identificar problemas que seriam a causa das dores daquele paciente. Em muitos casos, essa detecção no exame de imagem pode antecipar o tratamento, evitando inclusive possíveis cirurgias.

Ressonância magnética

A área de ortopedia se beneficia bastante deste tipo de exame, pois ele possui um alto nível de eficiência na identificação de problemas nos ossos.

Tomografia computadorizada

Em alguns casos, a tomografia também pode ser indicada. Este exame é capaz de identificar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artroses e compressão da medula.

-------------------------------------------------------------
Na INDIC, você conta com equipamentos de última geração e um corpo técnico altamente capacitado, oferecendo conforto e segurança ao paciente.

Agende seu exame: 41 3076 1007 ou 41 3076-1008
Agendamento de exames em até 48 horas após liberação do seu convênio.


TAGS

#indic | #osso | #